top of page

PhiL

concurso Experimentando Le Corbusier

abertura-1.jpg

Experimentando Le Corbusier  – Interpretações Contemporâneas do Modernismo, primeira edição do concurso artístico proposto pelo Instituto Cremme em 2018 para estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Fotografia, Audiovisual, Comunicação e Artes Visuais do estados de São Paulo.

O Concurso convida os participantes a concretizar algumas das reflexões feitas por Le Corbusier em um objeto artístico inédito que, se escolhido, fará parte da exposição “Experimentando Le Corbusier”.

Vencedor na categoria Voto Popular, tendo como base, a maximização da funcionalidade, a organização e humanização do espaço, atrelados em objetos que são capazes de atender as necessidades das pessoas com uma estética agradável, e que ao mesmo tempo, respondesse aos conceitos de eficiência, que são características do pensamento revolucionário de Le Corbusier. E são esses pensamentos que compõem o projeto do Mancebo PhiL, como um dos equipamentos que trabalham para melhorar a eficiência na funcionalidade da ‘’máquina de morar’’.

No cotidiano contemporâneo, questões como o crescimento vertical decorrido da urbanização, seguido da diminuição dos espaços, geram consequências na qualidade de vida das pessoas. A baixa qualidade do ar nas grandes metrópoles é uma delas, e a melhor opção para uma melhoria desse problema é o cultivo de plantas no ambiente, Phil entra nessa questão como um objeto que maximiza sua funcionalidade entre organizar um espaço com acessórios, livros, casacos, sapatos etc. com a disposição de plantas para a humanização do objeto e composição do ambiente. O foco na funcionalidade também de dá no banco pensado especificamente para o momento de vestir os calçados.

Tendo suas medidas distribuídas a partir do conceito de Phi e a proporção áurea, envolvida com a natureza do crescimento, que pode ser encontrada de forma aproximada ao homem, no tamanho das falanges, dos ossos, dos dedos etc.

© 2016 por Lucas Lima. 

bottom of page